(81) 3083-1938 | 3221-5928 | 9929-6344.

Rua das Pernambucanas, 282. Conj. 201. CEP 52.011-010 Graças, Recife - PE contato@ninar.com.br

Evento: IV Encontro Nordestino Sobre Psicanálise e Clínica com Bebês

• Argumento:
 
O bebê, para aprender a amar, tem necessidade de cuidados e proteção. Cuidados e proteção da família, dos especialistas e das políticas públicas, em suas demandas corporais, afetivas e psíquicas. A criança, em sua aprendizagem do amor, ama a mulher que a alimenta e o homem que a protege. Por isso, é possível ver no bebê o homem e o homem no bebê. Essa ligação indissolúvel justifica a atenção clínica à criança (sujeito em constituição) desde os primeiros momentos de vida e no conjunto de suas interfaces – o corpo, o afeto e o psíquico – como possibilidade de garantir ao futurohomem um lugar na sociedade e na cultura.
 
• Objetivos:
 
O IV ENPCB teve como objetivo reunir a comunidade científica em torno do tema “As interfaces da clínica com Bebês”, com o propósito de estabelecer a discussão e o debate sobre a atenção clínica à primeira infância, cujos protagonistas não são apenas as crianças em seus primeiros meses, mas também a gestante, os pais e os próprios profissionais envolvidos. Também teve como finalidade o aperfeiçoamento de conhecimentos e o aprofundamento das práticas clínicas dos especialistas, bem assim a proposição de ações aos poderes público e privado, visando à melhoria do atendimento clínico interdisciplinar ao bebê.
 
• Resultados:
 
(1) Proposta de implementação de políticas públicas em favor da causa dos bebês, elaborada pela equipe do NINAR e por membros da Comissão Científica do aludido Encontro, conforme carta-solicitação destinada ao Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, entregue através do protocolo nº 151061-5, de 09.06.2008, publicada no livro As interfaces da Clínica com Bebês.
 
(2) Publicação do livro As interfaces da Clínica com Bebês, organizado por Eunice F.L. de Oliveira, Severina Sílvia Ferreira e Tereza Avellar Barretto (Recife, Bagaço, 2009).
 
Período: 19 a 21.04.2007.
 
Local: Hotel Best Western Manibu– Recife – PE
 
Voltar para a página de Eventos