(81) 3083-1938 | 3221-5928 | 9929-6344.

Rua das Pernambucanas, 282. Conj. 201. CEP 52.011-010 Graças, Recife - PE contato@ninar.com.br

Notícias

• Participação de Severina Sílvia Ferreira e Luíza Bradley Araújo no Seminário “Psicanálise de crianças e as intervenções do analista”, organizado por Intersecção Psicanalítica do Brasil–IPB e Associação Lacaniana de Brasília, ministrado pela psicanalista argentina Alba Flesler, da Escola Freudiana de Buenos Ayres. Brasília, Hotel Manhattan, 13.05.16 a 14.05.16.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira e Luíza Bradley no III Módulo do Curso de Formação em “Intervenção precocíssima de bebês com risco de autismo e seus pais”, ministrado pela psicanalista francesa Marie Christine Laznik. Organização do Instituto Langage, São Paulo, 21 a 23.04.16.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira e Luíza Bradley no Colóquio “A intervenção de bebês com risco de autismo e seus pais”, organizado pelo Instituto Langage, São Paulo, Hotel Capcana, São Paulo (SP), 22 e 23.04.16.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira no Colóquio “A intervenção de bebês com risco de autismo e seus pais”, com apresentação do trabalho “Ausência do manhês e sofrimento psíquico”. Organização do Instituto Langage, São Paulo, Hotel Capcana, São Paulo (SP), 22 e 23.04.16.
 
• Participação de Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira, Luíza Bradley e Severina Sílvia Ferreira na II Jornada do Ciclos da Vida – Centro de Formação e Acompanhamento, “Corpo e Psiquismo na Infância: diálogos interdisciplinares”. Recife, IMIP, 18 e 19.03.16.
 
• Participação de Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira, Luíza Bradley e Severina Sílvia Ferreira como ministrantes do Curso de Formação para Cuidadores de Creche da Prefeitura da Cidade do Recife, “Ações inclusivas na Educação Infantil: do olhar ao cuidar da criança”. Recife (PE), Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores da Cidade do Recife Prof. Paulo Freire/EFAER, 09 a 12.11.15.
 
• Severina Sílvia Ferreira representou o Ninar na Jornada do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública – MPASP, realizada em março/2015, no Rio de Janeiro, inclusive com apresentação do trabalho “’Quem dera o doce peito eu habitasse’: uma articulação entre voz e autismo”. Durante a Jornada foi exibido o filme “O silêncio que fala”, produzido pelo Movimento. O filme trata do depoimento de pais a respeito do tratamento psicanalítico recebido por seus filhos autistas. O Ninar foi um dos colaboradores da produção do filme e recebeu uma cópia do mesmo, para ser apresentada em seus grupos de estudo e pesquisa.
 
• Participação do Ninar, através de Anna Aline Coutinho e Severina Sílvia Ferreira, no Curso de Formação em Ateliê-Classe organizado pelo Instituto Viva Infância (Salvador-BA) no período de 18 a 21.04.15, ministrado pela professora Annick Hubert-Barthelèmy, com a colaboração de Graciela Crespin, ambas da França. O Ateliê-Classe é um dispositivo criado para atendimento integrado de crianças autistas, centrado em três aspectos: terapêutico, educacional e pedagógico.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira, no Congresso Autisme(s) et Psychanalyse(s) II – Spécificité des pratiques psychanalytiques, organizado pela Coordination Internationale de Psychothérapeutes Psychanalystes et membres associès s’occupant de personnes avec Autisme (CIPPA) em parceria com a Université Paris Diderot, nos dias 13 e 14.03.2015, em Paris.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira, na Jornada “Psychanalyse et Jazz: on improvise”, no dia 14.03.2015, promovido por Espace Analytique, Societé de Psychanalyse Freudienne (SPF) e Insistance (Paris-França). A Jornada contou com a participação de psicanalistas, entre os quais Alain Didier-Weill, e músicos, entre eles o baterista e cantor Aldo Romano.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira, no primeiro módulo do Curso de “Formação de Formadores: intervenção precocíssima de bebês com risco de autismo e seus pais”, ministrado por Marie-Christine Laznik (França), nos dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015, em São Paulo (organização do Instituto Langage).
 
• Participação do Ninar, através de Severina Sílvia Ferreira, na reunião nacional do Preaut, realizada em 01.05.2015, em São Paulo, sob a coordenação de Érika Parlatto (Brasil), Graciela Crespin (França) e Marie-Christine Laznik (França).
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira, em atividades científicas desenvolvidas em Paris no mês de março/2015 (1) Cine-Bebê – organização de Marie-Christine Laznik (psicanalista): exibição do filme “Post-Partum”, seguido de debate; (2) Seminário realizado no Centre Alfred Binet, ministrado por Marie-Christine Laznik (psicanalista).
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira no Colóquio Franco-Argentino-Brasileiro organizado por Intersecção Psicanalítica do Brasil (IPB) no mês de abril/2015, em Recife-PE, com apresentação do trabalho “Questões a propósito de um caso de autismo, de sua autoria e de Suzana S. Livadias.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira, representando o Ninar, na Reunião da Rede Primeira Infância de Pernambuco (REPI-PE), em 16.04.15, no CPPL. Na ocasião foi debatido o Plano Estratégico da REPI para 2015. Por sugestão de Sílvia Ferreira, foi formado o Grupo de Trabalho (GT) “Saúde Mental: a questão da medicalização na infância”, com proposta de elaboração de trabalho para apresentação na reunião de encerramento das atividades do ano de 2015. Fazem parte do GT: Severina Sílvia Ferreira (coordenação), Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira e Bruno Santana. Posteriormente, juntaram-se ao GT Nadja Maria T. de O. e Lima, Rita Smolianinoff, Ione Silva, Karla Lima, Marcelo Leite, Patrícia Guimarães, Verônica Carrazone, Gorete Vasconcelos, Mariel Rocha Lyra e Malba Xavier.
 
• Em 06.05.15 Anna Aline Coutinho recebeu um grupo de quatro alunos da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, que buscava informações sobre a Clínica com Bebês. O objetivo dos alunos era atender à uma exigência da disciplina ministrada pela Profa. Patrícia Amazonas. As indagações dos estudantes giraram em torno da formação, satisfação com a profissão de psicólogo, retorno financeiro, atendimento de pais e bebês (perspectivas teórico-clínicas), bem como em torno do Ninar (local, parcerias, encaminhamentos, demandas, etc.). Os alunos receberam na ocasião um kit contendo pasta, folhas com a logomarca do Ninar, lápis, panfletos do MPASP e Preaut e cartões da REPI-PE. A pedido, Anna Aline fez algumas propostas bibliográficas.
 
• Em 25.05.2015 teve início o Grupo de Estudo “Clínica Psicanalítica de Bebês: Amamentação e Desmame”, sob a coordenação de Anna Aline Coutinho e Luana Cavalcanti Siqueira. As reuniões de estudo ocorrem quinzenalmente.
 
• Em 12.06.2015 foi formalizada parceria de trabalho com a pedagoga Magda Bezerra Prado, para quem o Ninar fará encaminhamento de crianças necessitadas de acompanhamento pedagógico especial (crianças autistas, crianças com Síndrome de Dow e crianças com acentuadas dificuldades de aprendizagem). Através de recursos e atividades pedagógicas estruturadas de acordo com as necessidades particulares de cada criança, Magda Bezerra Prado realiza acompanhamento individualizado, valendo-se, por outro lado, das singularidades e aptidões do aprendiz.
 
• Em 10.07.15 foi formalizada parceria de trabalho com a fonoaudióloga Lorena Rocha Leite, Mestre em Linguística, para quem o Ninar fará encaminhamento de crianças necessitadas de avaliação e tratamento fonoaudiológico.
 
• Em 05.08.15, Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira e Severina Sílvia Ferreira participaram do Curso “Sensibilização à abordagem sensório-motora de André Bullinger, ministrado por Muriel Chauvet, com carga horária de 08 horas. O curso foi promovido pelo Instituto Langage, em São Paulo.
 
• Em 07.08.15, Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira e Severina Sílvia Ferreira participaram do Curso prático de Sensibilização à abordagem sensório-motora de André Bullinger, ministrado por Muriel Chauvet, com carga horária de 04 horas. O curso foi promovido pelo Instituto Langage, em São Paulo.
 
• Participação de Severina Sílvia Ferreira, no segundo módulo do Curso de “Formação de Formadores: intervenção precocíssima de bebês com risco de autismo e seus pais”, ministrado por Marie-Christine Laznik (França), nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 2015, em São Paulo (organização do Instituto Langage).
 
• Participação de Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira e Severina Sílvia Ferreira na reunião nacional do Projeto Preaut Brasil realizada em 06.08.15, em São Paulo.
 
• Em 29.08.2015, Anna Aline Coutinho, Luana Cavalcanti Siqueira e Severina Sílvia Ferreira participaram do I Encontro da Clínica com Bebês do IMIP, que versou sobre o tema “Considerações sobre a Clínica Psicanalítica com Bebês”. Na ocasião, Severina Sílvia Ferreira apresentou o trabalho “A clínica de bebês não é a clínica do autismo”.
 
03.11.2010 – Manifesto do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública
 
02.08.2010 – O Ninar dirigiu carta à jornalista Sílvia Bessa, autora da matéria O drama dos bebês nascidos em UTIs
 
10.08.2009 – Projeto de capacitação para as equipes de Saúde da Família (PCESF) do Programa Mãe Coruja Pernambucana