O NINAR é formado por uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais unidos em torno da concepção de que nenhum profissional detém sozinho todo o saber necessário ao atendimento clínico do sujeito em sofrimento.
 



Nossa equipe

Anna Aline Coutinho


Diretoria Geral

Psicóloga, Especialista em Intervenções Clínicas na Abordagem Psicanalítica, membro do NINAR – Núcleo de Estudos Psicanalíticos, membro de IPB – Intersecção Psicanalítica do Brasil, membro do MPASP – Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública. Pesquisadora do PREAUT Brasil – Clínica e Pesquisa em Interação e Comunicação na Infância (Núcleo Recife-PE), Co-cordenadora do Grupo de Estudos “Clínica Psicanalítica com Bebês”, Professora do Curso de Especialização em Psicanálise e Clínica com Bebês (FAFIRE).

02/15040
 anna.alines@hotmail.com
 (81) 99929-6344

Tereza Cristina Avellar Trindade Barretto


Diretoria de Eventos

Psicóloga Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1970). Psicanalista (Formação no Círculo Psicanalista de Pernambuco - CPP). Terapeuta de crianças pelo CPP (1973 a 1975). Pós Graduada em Psicologia Clínica na Faculdade de Filosofia do Recife - FAFIRE (Fevereiro/1978 a novembro/1978). Membro cofundador do NINAR - Núcleo de Estudos Psicanalíticos (desde 1996). Psicóloga Hospitalar - Hospital do Câncer de PE (Abril/2000 a maio/2001). Capacitação em atendimento de sinais de risco de Autismo.

02/0136
 t.barretto@hotmail.com
 (81) 99635-8836

Severina Silvia Ferreira


Diretoria Científica

Psicanalista, doutora em Linguística, pós-doutorado em Ciências da Linguagem. Membro de Intersecção Psicanalítica do Brasil - IPB, cofundadora do NINAR – Núcleo de Estudos Psicanalíticos, membro da coordenação do Preaut Brasil - Clínica e Pesquisa em Interação e Comunicação na Infância (Eixo Recife-PE), membro da ABEBÊ - Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, membro da ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística, membro da Associación de Linguística y Filologia de America Latina - ALFAL, membro do MPASP - Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública e membro da CIPPA - Coordination Internationale de Psychothérapeutes Psychanalistes et membres associés, s’occupant de Personnes Autistes. Professora da disciplina Teoria e Clínica com Bebês nos Cursos de Pós-Graduação Intervenções Clínicas na Abordagem Psicanalítica e Psicanálise e Clínica com Bebês (Faculdade Paula Frassineti - FAFIRE), ex-professora da disciplina Clínica da Psicose e do Autismo (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO) e coordenadora de grupos de trabalho e de estudo. Coorganizadora do livro As interfaces da clínica com bebês (Ed. Bagaço), organizadora do livro O autismo e a questão da detecção precoce (Ed. Liceu) e autora de vários artigos publicados em periódicos e coletâneas.

02/0674
 ninarrecife@yahoo.com.br
 (81) 99962-1342

Luiza Elena Bradley Alves de Araújo


Diretoria de Intercâmbio

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), DEA - Diploma de Estudos Avançados em Psicopatologia e Psicanálise - Abordagem clínica, social e cultural - Université Paris 13, Doutorado em Psicologia e Psicanálise - Université Paris 13, Pós-Doutorado em Clinica do Bebê na Université Paris VII. Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) desde 1989, Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação Especialização lato sensu “Intervenções Clínicas na abordagem Psicanalítica” e “ Clinica Psicanalítica com Bebês” na Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE.

02/5711
 lparaujo@elogica.com.br
 (81) 99242-2535

Bruno dos Santos Santana


Diretoria Executiva

Graduado em Medicina pela UPE (2004) e em Psicologia pela UNICAP (2005). Especialização em Psicologia Social e Comunitária pela FAFIRE e em Intervenções em Psicologia Clínica pela FACHO. Residência médica em Pediatria (Hospital da Restauração) e em Endocrinologia Pediátrica (HC-UFPE). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE. Trabalhou como médico pediatra no CAPS Infantil Ciranda de Vida de 2008 a 2017. Médico pediatra do NASF Cabo de Santo Agostinho. Médico plantonista da Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos. Membro do Ninar – Núcleo de Estudos Psicanalíticos.

 bruno2santana@yahoo.com.br
 (81) 99915-8525

Elisangela Maria da Silva


Doutoranda PPGCL UNICAP. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e em Gestão escolar. Graduada em Letras. Realiza estudos em Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. Atua como orientadora pedagógica na área de leitura, produção textual. Possui experiência com docência em cursos de graduação e pós-graduação, bem como na área de Linguística com ênfase em Psicanálise e em aquisição de linguagem, possuindo experiência também na área de Literatura e realiza assessoria pedagógica na área de Linguagens em instituições públicas e particulares da educação básica com foco na formação continuada de professores.

 elisangelasilva1718@gmail.com
 (81) 98776-9819

Maria Cristina do Rego Monteiro de Abreu


Médica e Mestre em Saúde Coletiva – NESC pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Psiquiatria no Centre Alfred Binet / Centre Hospitalier Université Petié Salpêtrière - Université de Paris VI e Psicopatologia Clínica do Bebê e da Família pela Université de Paris XIII, Especialização em Psicanálise pelo Centre de Formation et e Recherches Psychanalytiques - Maud Manonni. Pesquisadora em desenvolvimento infantil, Coordenadora do Projeto PREAUT Brasil – Clínica e Pesquisa em Interação e Comunicação na Infância (Núcleo Rio de Janeiro). Atua em Saúde Mental na Clínica com Pais e Bebês, no Desenvolvimento Infanto-Juvenil e no Transtorno do Espectro Autista. Membro da Coordination Internationale entre Psychothérapeutes Psychanalystes et membres associés s`occupant de Personnes Autistes - CIPPA.

 mcrmabreu@yahoo.com.br
 (21) 97123-0075

Renata Alves de Santana


Psicóloga Clínica pela FAFIRE (2011), membro do NINAR - Núcleo de Estudos Psicanalíticos. Pesquisadora do Projeto Preaut Brasil – Clínica e Pesquisa em Interação e Comunicação na Infância (Núcleo Recife-PE). Secretária do Projeto Preaut Brasil – Clínica e Pesquisa em Interação e Comunicação na Infância (Núcleo Recife-PE). Atua em Saúde Mental na Clínica com Pais e Bebês.

 renataalves0912@gmail.com
 (81) 99251-7717

Luana Maria Cavalcanti do Rêgo Barros Siqueira


Dir. Admin. e Financeira

Psicóloga, Especialização em Psicologia Clínica no Hospital, membro do NINAR – Núcleo de Estudos Psicanalíticos, membro de IPB – Intersecção Psicanalítica do Brasil, membro do MPASP – Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública, membro da CIPPA (Coordination Internationale entre Psychothérapeutes, Psychanalystes et membres associes s’occupant de personnes Autistes). Pesquisadora do Projeto PREAUT Brasil – Clínica e Pesquisa em Interação e Comunicação na Infância (Núcleo Recife-PE), Co-cordenadora do Grupo de Estudos Clínica Psicanalítica com Bebês. Professora do Curso de Especialização Psicanálise e Clínica com Bebês (FAFIRE).

02/13975
 luanacrb@yahoo.com.br
 (81) 99754-0142

teste


teste

teste

 

 

teste

teste

testes
 teste@sds.com
 teste



Objetivos específicos

  • Acompanhar e atender a gestante (e o casal gravídico) durante o período gestacional, no parto e puerpério.
  • Acompanhar e atender o recém-nascido hospitalizado e seus pais.
  • Acompanhar e tratar crianças com problemas no desenvolvimento (depressões infantis, estados autísticos e psicóticos, TDAH, outros).
  • Acompanhar e tratar adolescentes em sofrimento psíquico.
  • Construir espaços de escuta e acolhida de pais com bebês, crianças e adolescentes em tratamento clínico.
  • Promover estudos, pesquisas, ensino e formação de profissionais.
  • Organizar e apoiar eventos científicos.
  • Oferecer consultoria.
  • Produzir e publicar artigos científicos.
  • Desenvolver outras atividades e ações voltadas para a atenção, acompanhamento e tratamento de gestantes, pais, bebês, crianças e adolescentes.