Em seu livro “Un mystère plus lointain que I’inconscient” (2010), Didier-Weill apresenta o “Pourquoi?” Qual é a questão? E nos desafia com uma indagação que para ele é a mais original, uma vez que diz respeito a um real que vai além de tudo o que o conhecimento pode responder, apontando para o inesperado e para a descoberta da existência de um sujeito constituído como uma questão inesgotável. Pensar no instante de incorporação do significante original, é pensar em gozo, marcas fundantes, traço unário, voz, lalíngua, letra, metonímia, metáfora … Pensar o mistério da encarnação - momento pré-histórico, anterior ao sujeito - e sua relação com as demandas de nosso tempo nos lança em questionamentos como: o que muda no desenvolvimento doutrinário de Lacan com o “Há Um”? Quais as relações entre Há um e Outro? A que escrita ou escritas Lacan nos introduz?
Primeiras sextas-feiras do mês,
de 10h às 12h.
On-line.
Severina Sílvia Ferreira - (81) 99962-1342 / severinasilviaferreira@hotmail.com
Elisangela Silva - (81) 98776-9819 / elisangela1718@hotmail.com
Márcia Tavares - (81) 99922-9292 / mt.barbosa@yahoo.com.br
Dando continuidade aos seus estudos, discussões e produções, este ano o grupo se propõe a estudar a temática “O ódio, a agressividade e a violência”, em consonância com o tema do Simpósio Anual de IPB, “Ódio: agressividade e violência”. Buscaremos trabalhar alguns textos pioneiros nessas discussões, iniciando por O Mal-estar na Civilização, de Sigmund Freud, e A Agressividade em psicanálise, de Jacques Lacan. Paralelamente, o grupo se ocupará da literatura contemporânea sobre o tema, utilizando, por exemplo, o livro Os Ódios, de Mauro Mendes Dias. A tentativa é buscar um maior entendimento acerca das divergências e convergências entre o ódio estruturante do sujeito, a agressividade e a violência.
Quinzenais, nas 1ªs. e 3ºs. quartas-feiras de cada mês, às 20h
On-line (enquanto for da preferência dos participantes)
Severina Sílvia Ferreira - (81) 99962-1342 / severinasilviaferreira@hotmail.com
Gleine Lima Lessa - (81) 99960-6224 / gleinelima@hotmail.com
A pesquisa sobre o tratamento psicanalítico de crianças com traços de autismo, realizada na modalidade virtual, durante a pandemia da COVID-19, foi encerrada em 2024, apresentando como resultado parcial a produção de casos clínicos, levados a céu aberto e publicados no site do NINAR - Núcleo de Estudos Psicanalíticos. No ano de 2025, o Preaut Recife tem como objetivo oferecer capacitação teórico-clínica voltada para o atendimento de pais e bebês. Paralelamente, manterá as reuniões científicas das segundas-feiras, centrada na temática “A estruturação do ser em sujeito e a relação Há um e Outro”.
As segundas-feiras, das 10h às 12h (com exceção da primeira segunda-feira do mês).
Grupo de Estudo e Pesquisa e Reuniões científicas, on-line.
Severina Sílvia Ferreira - (81) 99962-1342 / severinasilviaferreira@hotmail.com
Luiza Bradley Araújo - (81) 99242-2535/ lbradleyaraujo@gmail.com
Eunice F. L. Oliveira